MYRTACEAE

Myrcia eriopus DC.

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Myrcia eriopus (MYRTACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

310.027,975 Km2

AOO:

168,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Myrcia eriopus ocorre em todos os Estados da região Sudeste (CNCFlora, 2011) e no Estado de Goiás (Sobral et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?Espécie amplamente distribuída (EOO = 267.042,19 km²) encontrada em Cerrado e Mata Atlântica. Há muitas coletas da espécie e alguns registros para unidades de conservação (SNUC). Não há registro de ameaça ou evidência direta dedeclínio populacional para a espécie. Dessa maneira a espécie é consideradacomo menos preocupante (LC) em relação ao risco de extinção. Entretanto a ocorrência no Estado do Pará deve ser melhor verificada de forma a melhor estudar o estado de conservação dessa subpopulação.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica, Cerrado
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual (Sobral et al., 2009), Campo Rupestre (Peron, 1989).
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 3.7 Subtropical/Tropical High Altitude

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
​As florestas do maciço do Itatiaia foram intensamente desmatadas ao longo do século XX, sobretudo para suprir a demanda de madeira do eixo Rio-São Paulo (Pereira et al. 2006).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
A espécie ocorre em diversas unidades de conservação (SNUC), como o Parque Nacional do Itatiaia (RJ/MG), a Estação Ecológica Estadual do Paraíso (RJ), os Parques Estaduais da Serra do Brigadeiro, do Ibitipoca, do Itacoloci e do Rio Doce, todos em Minas Gerais, e na Reserva Natural Vale (ES; CNCFlora 2011).
Ação Situação
1.2.2 Implementation on going
Segundo a lista das Espécies daFlora Ameaçadas de Extinção no Estado de São Paulo (SMA 2004), M. eriopus é consideradaextinta no Estado.